29 de dez. de 2010

CINCO PASSOS PARA MANTER-SE CALMA


1. Pare e respire
Sente-se no chão com a coluna ereta e as pernas cruzadas, com a direita na frente por baixo da perna esquerda. A mão direita segura o pulso esquerdo por trás, nas costas. Inspire pelo nariz e, ao expirar, vá inclinando o tronco lentamente, à frente, com a intenção de tocar a testa no chão. Pare e segure a respiração por 8 segundos. Inspire e volte à posição original. Repita 8 vezes. Essa prática ajuda a baixar os níveis de cortisol e a evitar os efeitos prejudiciais da irritabilidade.
2. Tenha atitudes saudáveis
Não é feio nem errado sentir raiva, até mesmo de quem amamos. Aprenda a contar pelo menos até 3 e respire fundo - isso ajuda a diminuir o excesso de adrenalina. Exponha a sua raiva, sem brigar, para quem a provocou. Engolir a irritação pode até deixá-la doente! E tente perdoar. Esse sim é o melhor remédio.
3. Coma devagar
Nos momentos de raiva, é comum ter vontade de comer chocolate, biscoitos, doces e pães. Para recuperar a tranqüilidade, faça uma dieta desintoxicante, reduzindo sal, gordura e tomando muito líquido.
4. Mantenha tudo sob controle!
É possível controlar os acessos de raiva apenas com a observação e modificação de seu comportamento:
Corpo
Quem está com raiva fala alto, fica agitado e gesticula muito. Comece baixando a voz para um tom mais suave, respire fundo, melhore sua postura e controle o exagero na movimentação dos braços.
Linguagem
Risque do seu vocabulário expressões enfraquecedoras como “Não posso” ou “Não consigo”. A linguagem que usamos cria uma imagem mental positiva ou não.
Poder da mente
É possível se sentir bem ou miseravelmente infeliz a partir dos conteúdos da sua própria consciência. Livre-se das memórias e dos pensamentos que despertam raiva e encha a mente de idéias positivas.
Crença
5. Coloque a raiva para fora!
Nos dias em que você já levanta com o pé esquerdo, a ioga dá uma mãozinha. O sopro “há” (pronuncia-se rá) é um calmante natural. Ele é revigorante e tranqüilizante, ideal para quando você está a ponto de explodir. Pratique o seguinte exercício pela manhã e repita 5 vezes: inspire, elevando os braços acima da cabeça. Solte o ar, falando “há” bem alto, curvando o corpo para baixo, como se fosse uma boneca de pano.

"http://opiniaoweb.com/portal/5-caminhos-para-controlar-a-raiva/"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e obrigada por me visitar